Pense Nisso

Cidadania é liberdade em companhia
Mas liberdade social não significa apenas ausência de constrangimentos e sim a possibilidade de empreendermos uma ação.

O respeito pelos outros nasce do respeito por si mesmo.
Aquele que desenvolve atitudes de respeito pelo eu, pelos outros e pelo meio ambiente, aquele que reconhece seu valor e confia em si, aquele que sabe que respeito é um estado de consciência, aquele que percebe o valor de todas as coisas,
Aquele então, está praticando a cidadania.

A crise socioeconômica que vivemos atualmente tem como uma de suas causas principais as mudanças sociais ocorridas bruscamente.
A industrialização e suas conseqüências e o avanço da tecnologia e da ciência são fatores presentes direta e indiretamente no nosso dia a dia, afetando a família brasileira que passa por mudanças sociais, afetivas e emocionais.
Podemos afirmar que dependendo dos recursos disponíveis para o atendimento das necessidades expressas ou sentidas em maior ou menor grau em relação ao meio ambiente onde a família está inserida, desenvolvemos mais facilmente um processo de restabelecimento da ordem social isto porque quando a sociedade dispõe de recursos tanto na escola como na saúde e em todos os outros seguimentos de sua vida, torna-se mais fácil a adaptação no meio em que está inserida.
Assim sendo, podemos afirmar que um dos maiores desafios da vida é descobrir como viver com responsabilidade e respeito, ou seja, viver com cidadania.
A escola tem um papel muito importante no exercício da cidadania, pois além de ser como a nossa segunda casa, a vida que levamos na escola é como uma segunda vida, cheia de descobertas e desafios.
O aluno sofre influencia da escola assim como exerce influencia sobre ela. Seu comportamento, sua cultura, sua consciência e seus atos, influenciam no desenvolvimento geral da comunidade escolar e familiar. Tudo que o aluno aprende na escola, ele acaba levando para casa e de alguma forma, passando para os pais, irmãos etc.
Assim como, se o aluno vem para a escola desestimulado, sem regras e normas, desconhecendo seus direitos e deveres, acaba por transmitir essa insegurança aos colegas mais próximos. Cabe então ao professor e à escola, introduzir as normas e regras necessárias para o bom desempenho dessa criança fazendo valer então a idéia de que a escola exerce influencia assim como sofre influencia do o aluno.
Se o aluno desconhece seus direitos, pode deixar de exercer coisas importantes na comunidade onde convive com pessoas de todas as raças, idade, religiões e profissões.

“Saber respeitar é viver bem com todos, é uma arte e é exercer a cidadania”. (Coletânea do Saber/Augusta Schimidt)

Através do processo educativo, verifica-se a integração do indivíduo na sociedade. Processo este que ocorre de maneira continua e permanente cujo objetivo fundamental é a troca de experiências entre indivíduos.
Considerando a educação como um processo onde se trabalha a valorização do aluno, temos que analisar dentro de uma sala de aula se existe a valorização da realidade dos alunos e como é feito o conhecimento dessa realidade e, sobretudo se existe o direito à cidadania que cada um deve exercer (aluno-escola-familia).